Resumo:
O contexto de pandemia do novo coronavírus impactou a indústria cinematográfica, forçando adequações e criações de novas estratégias específicas para esse período. Considerando esse cenário, esse artigo tem como finalidade apreender como a empresa de mídia Disney reagiu quanto a distribuição de alguns de seus filmes produzidos para a exibição nos cinemas e que acabaram indo para sua plataforma de streaming, o Disney+, no intento de reverter, ou pelo menos minimizar, a perda de receita. Para isso, buscou-se aporte teórico em Jenkins (2009) e Santaella (2014), principalmente, para o entendimento das transformações pelas quais o cinema passa a partir da interação e migração para o meio digital. Esta pesquisa se configura como qualitativa, tendo caráter bibliográfico e descritivo. Os resultados mostram que as estratégias de distribuição de conteúdos durante a pandemia utilizadas pela Disney se configuram em um novo modelo de negócios, porém sem a certeza de que este se consolidará com a retomada da rotina pré-pandemia.
Descrição:
CRISPINIANO, M. J. N. Produção cinematográfica para streaming enquanto modelo de negócio: o caso do Disney+. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.