UEPB - Repositório Digital

O perfil e a contribuição da EJA na vida do aluno jovem, adulto e idoso de uma escola municipal de Campina Grande/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Velez, Ana Lucia Nunes
dc.date.accessioned 2021-06-02T12:41:21Z
dc.date.available 2021-06-02T12:41:21Z
dc.date.issued 2021-02-18
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23579
dc.description VELEZ, A. L. N. O perfil e a contribuição da EJA na vida do aluno jovem, adulto e idoso de uma escola municipal de Campina Grande/PB. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que tem se preocupado, com o índice de analfabetismo das pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa. Desta forma, sendo uma alternativa viável para a educação de pessoas jovens, adultas e idosas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa. Este estudo busca analisar elementos que possam caracterizar o perfil e a contribuição da EJA, na vida do aluno que estuda no Ensino Fundamental de uma Escola Municipal no município de Campina Grande-PB, a partir do que diz o texto do aluno pesquisado. Adotou-se uma metodologia qualitativa de cunho descritiva, cuja técnica usada foi o estudo de caso e o instrumento de coleta dos dados foi o questionário. Os sujeitos pesquisados são homens e mulheres matriculados em 2 (duas) turmas. A primeira turma está no Ciclo Inicial (1º, 2º anos), 35 alunos na faixa etária entre 17 e 64 anos, que frequenta diariamente aproximadamente 27 alunos. A segunda turma pesquisada é do Ciclo Final (3º, 4º e 5º anos), formada por 30 alunos e estão na faixa etária entre 17 e 39 anos, desse total de alunos apenas 25 frequentam as aulas continuamente. O corpus para a dimensão que ocupa este estudo é formado por uma amostra de 10 alunos, sendo: 4 mulheres (18 a 58 anos) e 6 homens (25 a 76 anos). Como aporte teórico buscou-se apoio, nos textos de Arroyo (2006), Brandão 2002, Freire (2000, 2001 e 2006), Frigotto (2010), Gramsci (2004), Guerra (2013), Haddad (2002), Loschpe (2005), Marcuschi (1999), Moll (2010), Paiva (2019). Além disso, também recorremos à consulta de alguns documentos oficiais sobre a modalidade de Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Conclui-se a partir dos dados analisados que, o perfil do aluno da EJA está associado às recentes transformações, tanto no campo do trabalho, quanto no conjunto das transformações da sociedade que se realiza ao longo da vida e se relaciona com o desenvolvimento do ser enquanto pessoa humana como: a exigência de novos conhecimentos e qualificação para o mercado de trabalho, melhoria da qualidade de vida, maior expectativa de vida e o interesse de aprender sempre e de forma autônoma como um meio de sobrevivência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof.ª Drª. Maria José Guerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Perfil do aluno EJA pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title O perfil e a contribuição da EJA na vida do aluno jovem, adulto e idoso de uma escola municipal de Campina Grande/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta