UEPB - Repositório Digital

O uso dos memes para o ensino da língua inglesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lira, Renaly Estefani dos Santos
dc.date.accessioned 2021-06-04T11:36:51Z
dc.date.available 2021-06-04T11:36:51Z
dc.date.issued 2021-05-21
dc.identifier.other CDD 372.6521
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23598
dc.description LIRA, R. E. S. O uso dos memes para o ensino da língua inglesa. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O meme, gênero digital que se tornou comum para a comunicação e humor, pode ser utilizado no contexto educacional de ensino de línguas para a apresentação de conteúdos gramaticais e textuais, como também pode ser uma ferramenta facilitadora para o ensino de inglês. Sendo o desenvolvimento do senso crítico do alunado um dos principais fatores para a formação do cidadão, o presente trabalho, busca analisar como a utilização dos memes podem contribuir para o desenvolvimento da criticidade, visto que, eles podem abordar uma gama de conteúdos que instigam o pensamento crítico e a elaboração de opiniões. Para isso, esta pesquisa angariou-se na concepção de meme trazida por Dawkins (1976) e aprimorada por Blackmore (2005). Seu conceito sendo trazido para o atual contexto dos memes na internet por Horta (2015) como gênero digital que são compartilhados online e possuem caráter híbrido se caracterizando como uma das facetas dos multiletramentos¸ que proporciona assim, novas práticas de leitura. Partindo também dos pressupostos da gramática contextualizada, os memes podem funcionar como um meio que proporciona tal contextualização. Esta pesquisa realizada no ano de 2021, através do estudo de caso e por intermédio de uma sequência didática aplicada em 2019. Assim, foi possível verificar a utilização dos memes como modeladores na contextualização do ensino da língua inglesa e, ao mesmo tempo para a construção e desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Thiago Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Meme pt_BR
dc.subject Gênero digital pt_BR
dc.subject Multiletramento pt_BR
dc.subject Criticidade pt_BR
dc.subject Gramática contextualizada pt_BR
dc.title O uso dos memes para o ensino da língua inglesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta