Resumo:
Desde que Uma Canção de Natal foi publicado em 1843 por Charles Dickens,
muitas adaptações foram feitas a fim de apresentar a história de Scrooge, um
homem avarento que foi visitado por três espíritos natalícios que queriam mudar o
seu coração. Por esta razão, este artigo pretende analisar e discutir a minissérie de
Knight e Murphy A Christmas Carol, a fim de observar a sua representação dos
aspectos sobrenaturais e das trevas nos três episódios da história. Como pano de
fundo teórico discute-se aqui a concepção da tradução trazida por Jakobson (1959)
e House (2013, 2017) e também as definições de adaptações por Luiz (2019), Eco
(2007), Mateus (2014) e Hutcheon (2013). Além disso, a concepção da transcrição
de legendas como suporte para a análise de cena é discutida por Gomes (2010), Araújo (2006) e Lima (2015). E as discussões sobre como o personagem principal,
Ebenezer Scrooge, lida com a morte e a vida após a morte pelas perspectivas de
Bloom (2011) e Bertman (2007). Com base na relação entre o livro e a sua
adaptação a uma minissérie, foi feita uma pesquisa qualitativa a fim de analisar e
discutir como Dickens (1843), Knight e Murphy (2019) apresentaram a morte e a vida
após a morte nas suas obras, e como isto causou mudanças no personagem
principal, Ebenezer Scrooge. Em conclusão, vimos a importância de compreender as
adaptações como uma obra individual porque foi possível ver outras perspectivas do
desenvolvimento do personagem de Scrooge da mesma história e também novas
características da trama. Além disso, pudemos compreender que a morte é o que faz
Scrooge querer viver novamente.
Descrição:
VIEIRA. A.N. Death and afterlife on the miniseries adaptation of A Christmas Carol by Charles Dickens. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.