UEPB - Repositório Digital

Diários reflexivos e a formação docente inicial: relato de experiência de uma professora de inglês em formação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guimarães, Heloiza Souto
dc.date.accessioned 2021-06-07T14:14:01Z
dc.date.available 2021-06-07T14:14:01Z
dc.date.issued 2021-05-21
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23611
dc.description GUIMARAES, H. S. Diários reflexivos e a formação docente inicial: relato de experiência de uma professora de inglês em formação. 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A formação docente de uma professora de língua inglesa não é iniciada quando ele ingressa na universidade, sendo assim, as experiências de vida do aluno graduando são tão importantes quanto as teorias apresentadas durante o curso de licenciatura. Esse conhecimento prévio, junto às teorias, ajuda a guiar e orientar esse professor em formação a refletir sobre sua prática de forma meditativa, a fim de ampliar seu crescimento enquanto educador. Sabendo disso, este trabalho busca, de maneira geral, através de uma abordagem de pesquisa de cunho qualitativo, descritivo e interpretativista, compreender como a escrita de diários reflexivos durante o Estágio Supervisionado pode contribuir para a formação docente inicial, identificando de que forma a narrativa de situações cotidianas em sala de aula pode contribuir, provocar e criar oportunidades de reflexão sobre a prática docente e sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa. Para tal, são apresentados alguns teóricos como Telles (1999) sobre diários reflexivos e teoria narrativa, Pimenta e Lima (2004) e Paula (2012) e suas contribuições sobre Estágio Supervisionado e formação de professores, dentre outros autores que ajudaram a fundamentar teoricamente a pesquisa aqui apresentada que trouxe como resultado a constatação da importância do uso dos diários para a formação docente mais reflexiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Ma. Dione Dantas. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Diários reflexivos pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title Diários reflexivos e a formação docente inicial: relato de experiência de uma professora de inglês em formação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta