Resumo:
O ensino de inglês pode ser desenvolvido de diversas perspectivas, variando sua abordagem
de acordo com o contexto no qual se insere. Diante disso, esta pesquisa buscou analisar de
que forma a abordagem pragmática pode servir como proposta pedagógica para o ensino de
Língua Inglesa (LI) nas escolas públicas brasileiras, visto que é um cenário repleto de
dificuldades e desafios, tanto para os professores, como também para os estudantes. Dessa
forma, o objetivo principal deste trabalho foi discutir e analisar de que forma uma abordagem
pragmática de ensino pode favorecer o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de inglês
nas escolas públicas, considerando seu contexto e obstáculos, como também refletir sobre o
papel do professor de inglês como motivador em sala de aula. Como aporte teórico, nos
embasamos principalmente nos estudos de Leffa (2011), Oliveira e Paiva (2011), Miccoli
(2007), para desenvolvermos sobre o contexto das escolas públicas brasileiras. Utilizamos
Harmer (2001), para falar da motivação em sala de aula e Lederman e Potter (2013) para a
utilização de jogos como motivadores dentro das atividades desenvolvidas. Para contribuir
com os estudos e teorias da pragmática e da pragmática em sala de aula, utilizamos Fiorin
(2003), Yule (1996), Rose; Kasper (2001), O’keeffe; Clancy; Adolphs (2011) e Erton (2007).
A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos teóricos e análise prática de aulas ocorridas
durante um mês em uma escola municipal do município de Alcantil-PB com alunos do 9° ano
do Ensino Fundamental II. Os estudos tiveram impacto com a pandemia instaurada pelo novo
coronavírus e, portanto, ocorreu de forma remota, com aulas não-presenciais. Constatamos os
benefícios e a eficácia do uso da abordagem pragmática nas aulas de LI em escolas públicas,
pontuando os aspectos positivos, como a motivação desenvolvida nos estudantes e a
realização de atividades que fazem parte do cotidiano dos mesmos. Como pontos negativos da
pesquisa percebemos dificuldades em aspectos gramaticais, bem como na realização de
algumas atividades por causa do cenário de ensino remoto. Discorremos, por fim, sobre a
relevância do estudo no meio social, favorecendo aluno, professor, pesquisas acadêmicas e
corroborando para mudar o cenário da educação nas escolas públicas do Brasil.
Descrição:
FARIA, S. G. A abordagem pragmática como proposta pedagógica para o ensino de língua inglesa nas escolas públicas. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.