Resumo:
A Covid-19 afetou as vidas de todos os cidadãos do mundo de alguma forma. A
doença provocou o fechamento de inúmeros estabelecimentos e organizações
comerciais, assim como causou mudanças nos hábitos de consumo da população. O
objetivo desta pesquisa é analisar como a pandemia do coronavírus modificou o
comportamento de consumo online de um grupo de universitários da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, aplicada em uma amostra de 159 universitários. Os
dados foram coletados por meio de um questionário online adaptado de Galdino
(2020), e posteriormente organizados e analisados com o auxílio do software Microsoft
Excel. A partir dos resultados, pôde-se observar que houve mudanças significativas
no comportamento de consumo online durante o período de pandemia, como um
aumento na frequência de compras realizadas, motivado principalmente pelos fatores
custo/benefício do produto ou serviço, conveniência e segurança/saúde, assim como
no consumo de produtos da categoria Alimentos/Bebidas (Consumo rápido - Delivery).
Ademais, observou-se que os universitários estão mais propensos a utilizarem de
novas plataformas e canais online para realizarem suas compras, já que, durante a
pandemia, a maioria dos entrevistados realizou compras em pelo menos uma
plataforma que nunca havia utilizado antes. Por fim, conclui-se que as mudanças no
período pandêmico afetarão também o período pós pandemia, pois a maior parte dos
pesquisados revelaram que ficaram satisfeitos com suas compras online durante a
pandemia e continuarão com sua frequência de compras online mesmo após o
período de Covid-19.
Descrição:
LIMA, G. I. S. Estudo sobre o consumo online de universitários paraibanos durante a pandemia de Covid-19. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.