dc.description.abstract |
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma as propostas de atividades
com o gênero canção no livro didático (LD) Alive! (MENEZES et al, 2012) podem favorecer
o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa numa perspectiva sociointeracionista.
Para isto, estabelecemos como objetivos específicos: (i) descrever algumas atividades com o
gênero canção presentes no LD Alive! e as orientações dadas no manual do professor do
referido livro; e (ii) verificar de que forma as atividades e orientações descritas valorizam o
gênero canção como instrumento motivador e significativo no processo de ensinoaprendizagem
de língua inglesa. Realizamos nossa análise, sobretudo, à luz da perspectiva
sociointeracionista de Vygotsky (2010) para o ensino de línguas, bem como com base nas
recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e da Base Nacional
Comum Curricular (BRASIL, 2017). Como metodologia de pesquisa, realizamos uma análise
didática e documental do livro Alive!, destinado ao 9º ano do Ensino Fundamental, por incluir
seções específicas, em cada unidade, para o trabalho com gênero canção. Constatamos, ao
final, que o livro Alive! parece ter inovado em sua proposta pedagógica, desde o ano de 2012,
ao inserir o gênero canção em sua proposta didática e que as atividades apresentadas, apesar
de alguns ajustes necessários, parecem favorecer a interatividade discursiva e social
necessária ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. |
pt_BR |