UEPB - Repositório Digital

O gênero canção no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise didática do Livro Alive!

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Priscila Mércia Batista da
dc.date.accessioned 2021-06-09T19:12:42Z
dc.date.available 2021-06-09T19:12:42Z
dc.date.issued 2021-05-24
dc.identifier.other CDD 372.6521
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23689
dc.description SILVA, P. M. B. da. O gênero canção no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise didática do Livro Alive! 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma as propostas de atividades com o gênero canção no livro didático (LD) Alive! (MENEZES et al, 2012) podem favorecer o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa numa perspectiva sociointeracionista. Para isto, estabelecemos como objetivos específicos: (i) descrever algumas atividades com o gênero canção presentes no LD Alive! e as orientações dadas no manual do professor do referido livro; e (ii) verificar de que forma as atividades e orientações descritas valorizam o gênero canção como instrumento motivador e significativo no processo de ensinoaprendizagem de língua inglesa. Realizamos nossa análise, sobretudo, à luz da perspectiva sociointeracionista de Vygotsky (2010) para o ensino de línguas, bem como com base nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Como metodologia de pesquisa, realizamos uma análise didática e documental do livro Alive!, destinado ao 9º ano do Ensino Fundamental, por incluir seções específicas, em cada unidade, para o trabalho com gênero canção. Constatamos, ao final, que o livro Alive! parece ter inovado em sua proposta pedagógica, desde o ano de 2012, ao inserir o gênero canção em sua proposta didática e que as atividades apresentadas, apesar de alguns ajustes necessários, parecem favorecer a interatividade discursiva e social necessária ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Sociointeracionismo pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Gênero canção pt_BR
dc.title O gênero canção no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise didática do Livro Alive! pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta