dc.contributor.author |
Albuquerque, Maria Daniele de |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-10T20:55:37Z |
|
dc.date.available |
2021-06-10T20:55:37Z |
|
dc.date.issued |
2021-06-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23719 |
|
dc.description |
ALBUQUERQUE, M. D. O uso da ferramenta Quizizz para o ensino da Matemática: uma experiência numa turma de 1° ano do Ensino Médio. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Compreendemos que no mundo contemporâneo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) avançam constantemente e estão cada vez mais presentes na sociedade. Dessa forma, a inserção das mídias digitais, enquanto ferramentas didáticas se mostram indispensáveis no processo de ensino. Assim, o principal objetivo desse trabalho foi analisar as contribuições do uso da ferramenta Quizizz enquanto mídia auxiliar para o ensino de Matemática. Para tanto, um estudo foi desenvolvido com uma turma do 1º ano do Ensino
Médio durante a intervenção propiciada pelo Estágio Supervisionado III, que ocorreu na modalidade remota devido ao cenário atual ocasionado pela pandemia da Covid-19, em uma escola da rede pública do município de Monteiro-PB. A pesquisa está centrada numa abordagem de natureza qualitativa e descritiva. Dessa forma, inicialmente propomos um questionário para a turma, a fim de compreender as possibilidades de usar o Quizizz durante as aulas, mediante os recursos disponíveis pelos alunos. Então, após a análise desse
questionário, iniciamos a intervenção do Estágio na Turma e consequentemente o desenvolvimento da pesquisa, à medida que trabalhávamos os conteúdos matemáticos utilizávamos o Quizizz, com o propósito de propor atividades que explorassem os conteúdos abordados durante as aulas de forma dinâmica e interativa. Assim, com base no questionário final e nas observações feitas durante as aplicações, os resultados apontam que o uso do Quizizz promoveu melhor participação dos alunos durante as aulas e contribuiu para diagnosticar dificuldades e dúvidas mais recorrentes. Além disso, mostrou que os alunos consideram que
o uso da ferramenta tornou as aulas mais divertidas e dinâmicas, aumentando a motivação e potencializando a aprendizagem dos alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Profª. Ma. Gilmara Gomes Meira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramenta Quizizz |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio Supervisionado III |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado (Curso de Matemática) |
pt_BR |
dc.title |
O uso da ferramenta Quizizz para o ensino da Matemática: uma experiência numa turma de 1° ano do Ensino Médio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |