UEPB - Repositório Digital

O uso da ferramenta Quizizz para o ensino da Matemática: uma experiência numa turma de 1° ano do Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Albuquerque, Maria Daniele de
dc.date.accessioned 2021-06-10T20:55:37Z
dc.date.available 2021-06-10T20:55:37Z
dc.date.issued 2021-06-09
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23719
dc.description ALBUQUERQUE, M. D. O uso da ferramenta Quizizz para o ensino da Matemática: uma experiência numa turma de 1° ano do Ensino Médio. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Compreendemos que no mundo contemporâneo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) avançam constantemente e estão cada vez mais presentes na sociedade. Dessa forma, a inserção das mídias digitais, enquanto ferramentas didáticas se mostram indispensáveis no processo de ensino. Assim, o principal objetivo desse trabalho foi analisar as contribuições do uso da ferramenta Quizizz enquanto mídia auxiliar para o ensino de Matemática. Para tanto, um estudo foi desenvolvido com uma turma do 1º ano do Ensino Médio durante a intervenção propiciada pelo Estágio Supervisionado III, que ocorreu na modalidade remota devido ao cenário atual ocasionado pela pandemia da Covid-19, em uma escola da rede pública do município de Monteiro-PB. A pesquisa está centrada numa abordagem de natureza qualitativa e descritiva. Dessa forma, inicialmente propomos um questionário para a turma, a fim de compreender as possibilidades de usar o Quizizz durante as aulas, mediante os recursos disponíveis pelos alunos. Então, após a análise desse questionário, iniciamos a intervenção do Estágio na Turma e consequentemente o desenvolvimento da pesquisa, à medida que trabalhávamos os conteúdos matemáticos utilizávamos o Quizizz, com o propósito de propor atividades que explorassem os conteúdos abordados durante as aulas de forma dinâmica e interativa. Assim, com base no questionário final e nas observações feitas durante as aplicações, os resultados apontam que o uso do Quizizz promoveu melhor participação dos alunos durante as aulas e contribuiu para diagnosticar dificuldades e dúvidas mais recorrentes. Além disso, mostrou que os alunos consideram que o uso da ferramenta tornou as aulas mais divertidas e dinâmicas, aumentando a motivação e potencializando a aprendizagem dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Profª. Ma. Gilmara Gomes Meira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject Ferramenta Quizizz pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado III pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado (Curso de Matemática) pt_BR
dc.title O uso da ferramenta Quizizz para o ensino da Matemática: uma experiência numa turma de 1° ano do Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta