UEPB - Repositório Digital

Introduzindo limites e derivadas no Ensino Médio: uma experiência possível

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Freitas, Lesley Carla Leite de
dc.date.accessioned 2021-06-10T20:58:17Z
dc.date.available 2021-06-10T20:58:17Z
dc.date.issued 2021-06-09
dc.identifier.other CDD 510.07
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23720
dc.description FREITAS, L. C. L. Introduzindo limites e derivadas no Ensino Médio: uma experiência possível. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O Cálculo é um conhecimento muito antigo, que foi se desenvolvendo ao longo dos anos, tornando-se moderno e necessário para o desenvolvimento da vida humana. Essa parte especifica da Matemática está presente em inúmeros cursos superiores da área de ciências exatas, como as engenharias, licenciaturas e bacharelados em Matemática, Física, Química, Ciências Contábeis etc. Apesar de ser uma disciplina comum a todos esses cursos, muitos alunos apresentam grandes dificuldades ao se depararem com tais conteúdos, o que muitas vezes, acarreta em evasão nos cursos. Nessa perspectiva, Biembengut e Hein (2009), Rezende (2003) e Ávila (1991) discutem que tais conteúdos deveriam ser introduzidos ainda no Ensino Médio, pois possibilitaria o contato inicial com o Cálculo antes de chegarem ao Ensino Superior, podendo evitar problemas dessa natureza. Frente à isso, o presente estudo visa apresentar uma experiência desenvolvida numa turma do Ensino Médio, a qual mostra a viabilidade desse trabalho de forma consideravelmente simples. A pesquisa foi realizada através de um minicurso ministrado na Escola Estadual Cidadã Integral Professor José Gonçalves de Queiroz, situada na cidade de Sumé - PB, com 19 alunos que cursam o 3º Ano do Ensino Médio. Na oportunidade, as aulas envolveram os conceitos de Limite e Derivada e suas aplicações. Ao término, foi proposto um questionário e uma conversa com os participantes para que eles expusessem suas opiniões acerca do tema. Portanto, os resultados apontaram para a possibilidade do trabalho com o “pré-cálculo” ainda no Ensino Médio, mostrando que há condições suficientes para esse processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Profª. Ma. Gilmara Gomes Meira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Cálculo diferencial pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title Introduzindo limites e derivadas no Ensino Médio: uma experiência possível pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta