dc.description.abstract |
O Cálculo é um conhecimento muito antigo, que foi se desenvolvendo ao longo dos anos, tornando-se moderno e necessário para o desenvolvimento da vida humana. Essa parte especifica da Matemática está presente em inúmeros cursos superiores da área de ciências exatas, como as engenharias, licenciaturas e bacharelados em Matemática, Física, Química, Ciências Contábeis etc. Apesar de ser uma disciplina comum a todos esses cursos, muitos alunos apresentam grandes dificuldades ao se depararem com tais conteúdos, o que muitas vezes, acarreta em evasão nos cursos. Nessa perspectiva, Biembengut e Hein (2009),
Rezende (2003) e Ávila (1991) discutem que tais conteúdos deveriam ser introduzidos ainda no Ensino Médio, pois possibilitaria o contato inicial com o Cálculo antes de chegarem ao Ensino Superior, podendo evitar problemas dessa natureza. Frente à isso, o presente estudo visa apresentar uma experiência desenvolvida numa turma do Ensino Médio, a qual mostra a viabilidade desse trabalho de forma consideravelmente simples. A pesquisa foi realizada através de um minicurso ministrado na Escola Estadual Cidadã Integral
Professor José Gonçalves de Queiroz, situada na cidade de Sumé - PB, com 19 alunos que cursam o 3º Ano do Ensino Médio. Na oportunidade, as aulas envolveram os conceitos de Limite e Derivada e suas aplicações. Ao término, foi proposto um questionário e uma conversa com os participantes para que eles expusessem suas opiniões acerca do tema. Portanto, os resultados apontaram para a possibilidade do trabalho com o “pré-cálculo” ainda no Ensino Médio, mostrando que há condições suficientes para esse processo de ensino e aprendizagem. |
pt_BR |