Resumo:
Observada sob vários ângulos, a educação ambiental deve ser um tema transversal no currículo da educação escolar, através de ações que visem à tomada de atitudes e envolvam o aproveitamento de recursos para fins pedagógicos e sociais; portanto, deve ser assumida por professores/as e crianças desde os primeiros anos de escolarização. Nessa direção discute a educação ambiental no processo de formação dos sujeitos; desde a infância. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar experiências de educação ambiental enquanto tema transversal no ensino fundamental, anos iniciais (1º a 5º ano), vivenciada por meio do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) numa Escola Municipal de Campina Grande/PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, que utiliza como instrumento de coleta de dados a observação e os registros da experiência, bem como entrevista semiestruturada com professoras responsáveis pela gestão da escola. Os dados demonstraram que a escola campo tem a preocupação de vivenciar essa transversalidade, por considerar relevante o empenho da educação escolar pela busca de melhoria na qualidade de vida e das condições ambientais, todavia não chega a desenvolver um trabalho sistemático e contínuo nessa perspectiva. Por fim, entende-se que a educação ambiental pode mudar hábitos e sua prática na escola poderá promover o despertar de valores e atitudes, formando, desde cedo, sujeitos responsáveis.
Descrição:
BARRETO, E. S. C. Educação ambiental no ensino fundamental em uma escola municipal de Campina Grande – PB. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.