Resumo:
Uma das principais metas escolares é a formação literária do alunado, objetivando a interação
dos alunos com as práticas sociais que utilizam a leitura e a escrita de maneira crítica, ética e
democrática. Acreditamos que tal formação literária pode ser feita através do cinema, porém,
mesmo com todo o avanço tecnológico na área de educação no século XXI, percebemos que o
cinema ainda encontra dificuldades para adentrar as salas de aulas de línguas estrangeiras
(NAPOLITANO, 2009). Isto acontece, pois o cinema é considerado como uma nova
linguagem que a escola descobriu tardiamente e ainda é visto como vislumbre de um mundo
imaginário e não com seu devido status de espelho do cotidiano, podendo ser utilizado de
forma significativa como instrumento de ensino (AMIGUES, 2004). Situado no âmbito da
Linguística Aplicada, a presente pesquisa-ação de natureza qualitativa foi realizada durante
uma disciplina de Estágio Supervisionado e busca investigar como ocorreu o processo de
letramento de duas alunas de língua inglesa do Ensino Fundamental II de uma escola pública,
localizada na cidade de Campina Grande-PB. O embasamento teórico foca no interacionismo
sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). Este estudo nos fez refletir sobre o impacto da
experiência didática do gênero biografia e seu papel no processo de letramento literário dessas
alunas, através do cinema. Ao final, podemos afirmar que o processo de letramento literário
pode ocorrer independentemente das dificuldades de sala de aula, a falta de recursos
tecnológicos e/ou do nível linguístico dos alunos de ensino fundamental da escola pública.
Verificamos, ainda, que o Estágio Supervisionado constitui-se como um espaço de formação
docente.
Descrição:
Leal, J. L. M. Um estudo interacionista sociodiscursivo:
as biografias de Jane Austen. 2012. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.