UEPB - Repositório Digital

Trilhando caminhos para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sobral, Elissandra Deodato
dc.date.accessioned 2021-06-14T17:12:43Z
dc.date.available 2021-06-14T17:12:43Z
dc.date.issued 2021-06-08
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23797
dc.description SOBRAL, E. D. Trilhando caminhos para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. pt_BR
dc.description.abstract É perceptível como a tecnologia digital vem tomando cada vez mais espaço do dia a dia. No ambiente escolar, com a gama de necessidades distintas dos alunos, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDC) tornam-se indispensáveis para atender às demandas da sala de aula. Em se tratando da Educação Inclusiva, percebemos a necessidade de discutir estratégias de ensino que possibilitem a inclusão na Educação Básica, pois as transformações necessárias nesse cenário não dependem somente dos professores, mas sim de toda a estrutura educacional. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como principal objetivo apresentar possíveis ferramentas ligadas às TDICs para o ensino de Matemática de alunos com deficiência visual e, consequentemente, trazer discussões acerca do seu uso para inclusão deste público nas aulas de Matemática. Com isso, pretendemos oferecer alternativas que visam dar suporte metodológico para que os professores de Matemática consigam atender melhor às necessidades desse público quando presente em suas salas de aula. Desse modo, o estudo é de cunho bibliográfico, já que pretende discutir acerca do tema proposto e estudar as contribuições pedagógicas voltadas para esse alunado, conforme preconiza a perspectiva legislativa da educação. Por fim, concluímos a pesquisa apontando reflexões acerca da importância de alternativas para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Profª. Ma. Gilmara Gomes Meira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's) pt_BR
dc.title Trilhando caminhos para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta