Resumo:
Este trabalho objetiva identificar as formas linguísticas “nós/a gente” nos textos de
alunos/informantes no corpus D&G; analisar como se dá, a partir de textos produzidos
por alunos da oitava série e terceiro ano do ensino médio, a alternância das formas
“nós/a gente”, considerando as variáveis sexo e escolaridade em textos orais e escritos
e, contribuir para o ensino de Língua Portuguesa a partir da perspectiva
Sociolinguística. Para tanto, questiona-se até que ponto a diversidade linguística está
relacionada as variáveis sexo e escolaridade. A pesquisa em pauta é de caráter
descritivo-analítico. Optou-se por trabalhar com informantes da oitava série e terceiro
ano do ensino médio, considerando as variáveis sexo e escolaridade. Os textos orais e
escritos, objeto de análise, pertencem ao corpus Discurso & Gramática (1998).
Consideram-se as narrativas de experiência pessoal produzida pelos informantes e, para
este artigo, trabalha-se com quatro trechos orais e seus correspondentes escritos, dado o
caráter do estudo proposto. O trabalho justifica-se por abordar um assunto de extrema
relevância para a formação de professores, uma vez que fará uso de uma teoria/prática
que defende propostas de ensino pautadas na correlação entre língua e sociedade, na
análise linguística de regras variáveis e na minimização de preconceitos vigentes na
sociedade, contribuindo para a nova postura do professor. A pesquisa segue as
orientações teóricas de Geraldi (2004) e Travaglia (2001) no que tange às concepções
de língua(gem), bem como as noções advindas dos estudos de Bagno (2006), Monteiro
(2000), Alkmim (2008) e Lopes (2007) em relação aos estudos da Teoria da Variação e
Mudança Linguística.
Descrição:
Silva, M. A. da. As formas alternantes nós/ a gente no corpus
discurso & gramática - D&G: um olhar à luz da Sociolinguística. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.