dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo geral abordar
a conscientização ambiental através do fazer artístico da criança pequena e como
objetivos específicos compreender as transformações que ocorrem no mundo
natural e social através do fazer artístico da criança pequena e também despertar a
consciência ambiental nas crianças, educando-as para uma vida sustentável,
através do acesso a conhecimentos sobre como respeitar e preservar a natureza.
Os autores que deram ênfase e suporte referencial ao estudo em pauta foram:
Morais (1997); Reigota (1998; 2010); Loureiro (1999); Machado (2000); Jacobi
(2003); Andrade; Jerônimo (2004); Richter (2004); Marinho; Queiroz (2005); Gadotti
(2008); Didonet (2009) entre outros. Esta investigação deu-se através das
observações feitas no Estágio Supervisionado da Disciplina Curricular Prática
Pedagógica IV, numa sala da Pré-escola. Os dados referentes a esta pesquisa de
caráter qualitativa foram através de um diário de campo, realizado na Escola
Municipal Evaldo Gonzaga, na Zona Rural do Sítio Baixa Verde, S/N, no Município
de Queimadas, Paraíba, onde vivenciamos o tema: Meio Ambiente em sala de aula,
articulado às atividades específicas, entre elas: leitura, oralidade, brincadeiras,
pinturas, artes e música. Enfim, esta pesquisa veio contribuir na conscientização e
preservação da natureza junto aos professores e crianças da Educação Infantil,
numa visão mais construtiva, criativa e lúdica. |
pt_BR |