Resumo:
A motivação é intrínseca, intransferível e exerce um papel fundamental na produtividade dos docentes. Discutir essa temática a partir da realidade das escolas públicas durante o período de pandemia do Coronavírus é algo singular, subjetivo e apresenta diversas “facetas”. Além disso, esse debate se torna extremamente necessário para que os professores aprimorem seu papel de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou analisar a percepção dos docentes da escola pública municipal Geraldo Luiz de Araújo sobre a motivação laboral no contexto da Pandemia do Coronavírus na cidade de Areial – PB. O estudo foi considerado exploratório e descritivo, e quanto aos meios foram adotadas as pesquisas bibliográficas. Considerou-se que a abordagem foi quali-quantitativa e o questionário foi elaborado à luz da teoria dos dois fatores de Herzberg (1959). Atualmente, a escola conta com 19 professores e desse total, 12 aceitaram
participar da pesquisa. Os dados foram organizados de acordo com a semelhança das opiniões e em seguida transformados em gráficos criados com o auxílio de procedimentos estatísticos e com a utilização do programa Microsoft Office Excel. Constatou-se nessa pesquisa também que pelo menos a metade dos docentes teve dificuldade em se adaptar ao ensino remoto e apenas uma minoria (17%) trabalha na empresa há mais de seis anos. Esse fator pode ser associado ao fato de a empresa não oferecer condições necessárias ao desenvolvimento profissional. De uma forma geral, apesar da maioria dos docentes revelar gostar do trabalho, a metade dos respondentes não se sente realizado no cargo que ocupa atualmente.
Descrição:
ALMEIDA, Marinalva Serafim de. Título: A motivação dos docentes durante o contexto da pandemia do Coronavírus: o caso da Escola Pública Municipal Geraldo Luiz De Araújo- Areial/Pb. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.