Resumo:
A pesquisa enfatiza nossas preocupações referentes ao ensino-aprendizagem da Matemática no contexto da pandemia do COVID-19. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as contribuições e as dificuldades em se trabalhar Equação do 2° grau através da Resolução de Problemas e do uso do Geogebra, utilizando também, o Google Meet como meio para desenvolver as aulas. Ocorreram seis encontros no período de 05 de outubro de 2020 a 20 de outubro de 2020, com a turma do 9º ano do Ensino Fundamental II. A Resolução de Problemas foi utilizada como metodologia de ensino da matemática e como uma visão inovadora, trazendo
o aluno para a matemática e a matemática para o aluno, sendo o aluno peça chave no processo de ensino e aprendizagem. O uso do Geogebra nas aulas de matemática possibilitou a combinação dos conceitos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos e muito mais nessa pesquisa. Trabalhar equação do 2° grau dentro e fora da sala de aula foi algo desafiador como outros inúmeros conteúdos da matemática. Enfrentamos esse desafio e crescemos profissionalmente, preocupando-nos com o bom desenvolvimento educacional dos alunos. Por fim, analisou-se o comportamento e o desenvolvimento das aulas remotas, unindo a Equação do 2º grau, a
Resolução de Problemas e uma ferramenta tecnológica que é o Geogebra. Essa “mistura” possibilitou um ensino de boa qualidade e, assim, encontramos dificuldades e também pontos positivos pelo caminho desta pesquisa.
Descrição:
SOUZA, S. H. L. Ensino-aprendizagem da equação do 2º grau via resolução de problemas e do Geogebra. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.