Resumo:
Este artigo tem como objetivo analisar os modos de constituição do sujeito mulher em propagandas de produtos de limpeza da década de 50 e dos anos 2000. Diante disso, foram utilizadas como ferramentas de estudo pesquisas de caráter bibliográfico à luz de análises construtivas de pesquisadores da temática, como também de pesquisas de cunho descritiva, interpretativa de cunho qualitativo. O referencial teórico norteador é conduzido por Michel Foucault e sua obra que discute as noções de discurso, poder e saber, além de sexo e sexualidade. Podemos destacar entre os aspectos de maior significância constatados na pesquisa que a publicidade adapta seus discursos de persuasão de acordo coma as mudanças sociais, observamos a evolução da mulher em âmbito social como também sua maior valorização nos enunciados publicitários.
Descrição:
SOUSA, C. S. A. de. Discurso, poder e performace de gênero: um estudo comparativo em propagandas de produtos de limpeza. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.