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As formas de comunicação estão em constante mudança devido aos movimentos que a própria sociedade toma em relação as suas necessidades discursivas; nesse sentido, os estudos linguísticos precisam acompanhar tais mudanças. Procuraremos responder ao seguinte questionamento: quais sentidos os enunciados analisados como corpus desse trabalho, são revelados por meio dos projetos de dizer que compõem o tom emotivo-volitivo dos memes? Delimitamos como objetivo geral o caminho metodológico de análise do gênero em face dos postulados e escritos do Círculo bakhtiniano, no que se refere aos gestos interpretativos com o olhar para o dialogismo entre os discursos e a valoração contida neles. Destacamos dois objetivos específicos: o primeiro de interpretar e descrever o gênero discursivo meme, tendo em vista o seu contexto e os fenômenos sociais compreendidos nele; e o segundo de analisar a relação contida entre os quatro memes analisados, que envolvem a temática da Covid-19 e suas possíveis diferenças ao que se refere à tomada de posição dos sujeitos. Nossa pesquisa é pautada pelo paradigma qualitativo-interpretativista, uma vez que este analisará, interpretará e descreverá as materialidades que compõem o corpus. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os pressupostos teóricos escritos por Bakhtin e o Círculo , Brait e Melo (2012), Melo (2018), Recuero (2008), Kozinets (2014), Dawkins (1976), entre outros. Este trabalho vincula-se a uma pesquisa na perspectiva de investigação netnográfica, visto que busca analisar textos da realidade do online. Concluímos que por meio das práticas discursivas encontradas nos memes analisados o quão pertinente é o estudo em questão, uma vez que esse processo é prenhe de tons valorativos e posicionamentos ideológicos, favorecendo outras pesquisas que também corroborem com os estudos linguísticos nesta área. |
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