Resumo:
Ao longo dos anos, o livro didático passou por inúmeras alterações, uma das quais foi
contemplar gêneros textuais dos mais diversos, na intenção de inovar o trato com os textos
das mais diversas esferas de circulação social. Porém, a abordagem realizada em torno da
leitura destes textos permaneceu estagnada, visto que a leitura ainda é confundida com o
simples processo de decodificação das palavras. Deste modo, a leitura passa a ter finalidades
utilitárias e imediatistas, exigindo do aluno a mera tarefa de “copiar” o texto, como também, a
ocorrência do texto como pretexto para o estudo de gramática. Em busca de refletir sobre
possíveis adequações às propostas do ensino de leitura no LDP, partimos do pressuposto de
que as propostas de leitura devem, sim, contemplar os aspectos discursivos pertinentes aos
gêneros textuais, sobretudo aqueles que são muito recorrentes no Livro didático, a exemplo
das tiras em quadrinhos, cuja exploração não conduz o aluno/leitor à uma reflexão acerca do
lido. Assim sendo, percebe-se a necessidade de uma reformulação no ensino de leitura,
vinculada ao sociointeracionismo, a partir do qual se prima pela interação autor x leitor x
texto.O objetivo principal deste trabalho, é verificar como o gênero tira é abordado no livro
didático de português, levando em consideração as competências lingüísticas exigidas nos
exercícios de leitura apresentados. Deste modo, nossa pesquisa é de cunho quanti-qualitativo,
pois foram selecionados para análise os três livros didáticos referentes às três séries do ensino
médio: Português e Linguagens, dos autores William Roberto Cereja & Tereza Cochar
Magalhães(2005). Respaldamos teoricamente nossa análise, em autores contemporâneos que
seguem a linha do estudo interacionista da linguagem, a saber: Antunes (2010),
Vergueiro(2005), Kock e Elias(2007),Marcuschi(2008), Rojo (2010), entre outros. Diante do
exposto, verifica-se que, embora haja uma quantidade bastante significativa de tiras na
coleção em análise, encontramos uma pequena porcentagem de tiras que trabalham a leitura
enquanto processo, contemplando sutilmente os aspectos intra e extra-textuais, conduzindo o
leitor a participar do processo de construção de sentidos, por meio de seus conhecimentos
prévios, desenvolvendo assim, sua capacidade reflexiva.
Descrição:
Silva, A. S. O gênero textual tira no livro didático: por uma abordagem sócio-discursiva do ensino de leitura nas aulas de
língua portuguesa. 2011. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.