Resumo:
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que objetiva descrever e analisar as práticas pedagógicas e situações do cotidiano escolar, observadas e vividas pela autora durante o Estágio Supervisionado por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP) no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), ocorridas no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Todavia, neste relato, enfatizamos o período de agosto a novembro de 2019. O PRP foi criado por meio da Portaria nº 38 de fevereiro de 2018, pelo Ministério da Educação (MEC), com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com objetivo de aprimorar a formação inicial dos/as estudantes das diversas licenciaturas a partir do contato com a realidade, possibilitando aproximação entre teoria e prática. O presente estudo consiste numa pesquisa qualitativa nos moldes da observação participante, organizada em três etapas: formação e preparação para imersão no ambiente escolar, por meio de palestras, estudos, mesas temáticas e reuniões na UEPB; observação participativa e regência de classe em escolas de ensino fundamental. O Programa ocorreu em três escolas, sendo duas em Campina Grande/PB e uma em Queimadas/PB, todavia neste estudo será abordada a experiência numa das escolas de Campina Grande. Considerando-se que a leitura é fundamental à formação humana, viabilizando novos conhecimentos, proporcionando momentos de prazer e incentivo à criatividade, à reflexão e à imaginação, em qualquer fase da vida, este trabalho enfatiza a “leitura deleite”. O PRP favoreceu o aprofundamento dos estudos teórico-metodológicos realizados durante o curso de Pedagogia, possibilitou conhecer a realidade da escola campo da Residência; possibilitou (re)pensar as concepções de formação docente, ensino e aprendizagem, bem como perceber que o contato com os diversos gêneros textuais, especialmente àqueles que despertam o gosto pela leitura e pela escrita, tem papel fundamental aos processos de ensino e aprendizagem.
Descrição:
SOUZA, E. L de. Programa Residência Pedagógica: uma experiência com ênfase na leitura. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.