UEPB - Repositório Digital

Extensão universitária: um diálogo com a escola no desenvolvimento da criatividade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Maria Raiana Barbosa dos
dc.date.accessioned 2021-06-30T10:34:37Z
dc.date.available 2021-06-30T10:34:37Z
dc.date.issued 2021-05-27
dc.identifier.other CDD 378
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23954
dc.description SANTOS, M. R. B. dos. Extensão universitária: um diálogo com a escola no desenvolvimento da criatividade. 2021. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A extensão universitária é possibilitadora da construção da dialeticidade entre universidade e instituições da sociedade, a exemplo da escola, por intermédio das atividades em projetos de extensão, as quais podem subsidiar um acesso mais amplo a várias dimensões da cultura, no sentido de impulsionar as formas de mobilizar a imaginação criativa dos educandos no contexto escolar. Nesse sentido, o objetivo maior deste estudo foi o de investigar como a extensão universitária, em diálogo com a escola, pode criar possibilidades para o desenvolvimento da criatividade. Para tal empreitada, este estudo contou com a participação de vinte e seis crianças e duas professoras do magistério, de uma escola do município de Soledade/PB, envolvidas na proposta do projeto de extensão Educação Popular como Mobilização da Cultura de Emancipação Humana, desenvolvido pelo curso de Pedagogia, da UEPB, do campus I Campina Grande, nos anos de 2018 a 2019. Vale dizer que o projeto em questão foi embasado na lógica da participação coletiva e nos pressupostos da educação popular, em face da mobilização do acesso à cultura literária. O trabalho apresentou uma abordagem qualitativa, pautada no método da pesquisa-ação. A pesquisa adotou, para a coleta dos dados, o formato de entrevista semiestruturada, destinada às professoras, e questionário, sendo destinado aos alunos. Para a análise dos dados, o estudo em destaque lançou mão da perspectiva interpretativista. Constatou-se, com este estudo, que a leitura desperta a criatividade dos/as alunos/as, manifestada através da contação de histórias, poesia, dramatização, música, desenhos e produção de livros artesanais. Como fruto do projeto de extensão em destaque, realizaram-se duas ações pedagógicas, a saber: Giro literário: saindo da caixinha e Clube da leitura: lidando com as emoções no mundo das diferenças. O diálogo entre a extensão universitária e a escola do ensino básico revelou potencialidade nas práticas educativas, conduzindo o processo do projeto de extensão com a escola para o desenvolvimento da criatividade humana. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Nelsânia Batista da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Cultura Literária pt_BR
dc.subject Criatividade pt_BR
dc.title Extensão universitária: um diálogo com a escola no desenvolvimento da criatividade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta