dc.description.abstract |
O cinema como arte, surgiu no contexto da segunda revolução industrial no final do século XIX,
entretanto, só na década de trinta do século XX é que foi inserido na educação escolar brasileira.
Na contemporaneidade, o cinema vem sendo reconhecido como um forte aliado dos professores
no trabalho pedagógico, inclusive com temas éticos. Assim, neste relato de experiência
pedagógica, partimos da seguinte questão: De que forma o cinema pode contribuir para formar
uma consciência cidadã entre os jovens? A fim de observar essa temática, o presente texto
monográfico tem como objetivo geral relatar a experiência didática vivenciada junto aos alunos
(as) em duas (2) turmas do 7º ano da E. E. E. F. Nossa Senhora do Rosário, na Cidade de
Campina Grande-PB. Os objetivos específicos são os seguintes: Refletir se o cinema enquanto
possibilidade de intervenção pedagógica pode contribuir na formação para o exercício da
cidadania; e, analisar como a percepção dos/as alunos/as sobre as regras sociais refletem no
exercício da cidadania. Essa perspectiva, além de contribuir para refletirmos o lugar da
cidadania na escola, possibilita um novo olhar sobre o cinema no contexto educacional. A
metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e o referencial teórico da pesquisa está
fundamentado sob os pressupostos teóricos de Benevides (2016), Duarte (2002), Fantin (2007),
dentre outros. Do ponto de vista dos resultados, conclui-se que o cinema enquanto um espaço
de intervenção pedagógica contribui para a formação e preparação dos/as estudantes para
atuarem na vida pública, influenciando na sua subjetividade e conduta durante todo o processo
de escolarização e socialização. Os resultados apontam, ainda, para a necessidade de olhar o
cinema para além do entretenimento, mas sim um espaço físico de aprendizagem e
conhecimento. |
pt_BR |