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Este trabalho apresenta um estudo sobre o ensino da língua materna na Educação
de Jovens e Adultos (EJA) – Anos finais do Ensino Fundamental – em tempos de
pandemia, tendo como objetivo geral investigar a percepção dos professores de uma
unidade escolar do município de Picuí – PB, com atuação na EJA, sobre as aulas
remotas, de modo a entender como esses docentes vêm flexibilizando suas
atividades, com alternância dos turnos de trabalhos diários, de atividades síncronas
e assíncronas, de forma a facilitar o processo de inclusão dos estudantes nas
propostas de atividades pensadas e planejadas para esse novo contexto de ensino e
aprendizagem. Nesse sentido, justifica-se pelo interesse em tentar compreender, a
partir do olhar do professor que teve a formação pautada nos moldes presenciais,
como desenvolve suas atividades no ambiente virtual, considerando que nas aulas
presenciais o professor já enfrentava desafios em assegurar a permanência e o
aprendizado desse aluno. Metodologicamente, parte de uma pesquisa exploratória,
do tipo bibliográfico, e de cunho qualitativo. Fundamentada nos estudiosos de
referência como Marcuschi (2008), Rojo (2009), Freire (1989), Boto (2020), Galvão &
Saviani (2021), entre outros. A coleta da pesquisa deu-se mediante a aplicação de
um questionário on-line aos professores participantes. Os resultados apontam que,
apesar dos professores terem a sua disposição plataformas digitais como
WhatsApp, Google Classroom, Google Meet, o que prevalece é a aplicação de
sequências de atividades impressas, onde a participação dos alunos da EJA nas
aulas síncronas é mínima. Em linhas gerais, a pesquisa contribuiu para o
entendimento de que, apesar de o ensino remoto, mediado pelo uso da tecnologia,
tivesse como vantagem aproximar os alunos, não o faz, sobretudo, pela carente
condição socioeconômica desse público. Vimos que embora seja recomendado o
uso dessas ferramentas, o que prevalece em sua maioria é a utilização das
atividades impressas como forma de mediar o processo de ensino e aprendizagem,
assegurando ao aluno o contato com as propostas de atividades elaboradas pelas
docentes. |
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