dc.description.abstract |
Neste trabalho apresentamos os resultados frente à uma proposta desenvolvida com o uso do jogo de trilha sólidos geométricos, numa turma de alunos do 3º Ano do Ensino Médio, cujo objetivo foi compreender em que o respectivo jogo pode contribuir para trabalhar conceitos da geometria espacial e quais os resultados desse trabalho. A experiência ocorreu por meio de uma intervenção realizada em uma turma concluinte do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria Celeste do Nascimento, localizada na cidade de Zabelê-PB, que ocorreu através de dois encontros. No primeiro encontro, foi realizada uma roda de conversa com a turma para discutirmos um pouco sobre conceitos da geometria espacial, na oportunidade, levamos representações de sólidos em acrílico e uma lista com questões para serem trabalhadas junto aos alunos. Com essa discussão inicial, no segundo encontro levamos a proposta do jogo para desenvolver as atividades através da formação de grupos. Observamos que discutir o conteúdo utilizando os sólidos e em seguida fazer uso do jogo, ajudou no desenvolvimento das atividades. As experiências com o jogo ajudaram na interação entre os alunos, nos questionamentos, no esclarecimento de dúvidas e, consequentemente, na motivação para estudar aspectos da geometria espacial. |
pt_BR |