UEPB - Repositório Digital

O ensino da leitura em uma turma de alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Campina Grande-PB: que realidade temos?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendes, Elizabete Faustino
dc.date.accessioned 2021-07-29T23:38:29Z
dc.date.available 2021-07-29T23:38:29Z
dc.date.issued 2020-12-14
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24157
dc.description MENDES, E. F. O ensino da leitura em uma turma de alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Campina Grande-PB: que realidade temos? 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A monografia aqui apresentada é fruto de uma pesquisa realizada em uma escola da rede Municipal de Campina Grande-PB, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem como objetivo principal verificar e discutir qual é o espaço que a leitura ocupa na rotina de uma turma de alfabetização de jovens e adultos. Especificamente busca-se, identificar quais atividades de leitura são desenvolvidas, na prática de Alfabetização de Jovens e Adultos, no intuito de caracterizar ou analisar como a leitura é trabalhada e avaliada no processo de Alfabetização de Jovens e Adultos. A pesquisa é de caráter qualitativo e para o seu desenvolvimento foi utilizado o método de observação direta das aulas, seguido da aplicação de um questionário com a docente da turma pesquisada e de uma entrevista semiestruturada com uma amostra de seis estudantes de uma turma multiano de primeiro e segundo ano. Para tanto nos embasamos teoricamente em autores como: Leite e Gazoli (2012), Colello (2010) Cavalcante (2018), Assis (2018) entre outros. Os dados foram analisados e relacionados com a teoria. Os resultados obtidos em nossa coleta apontam para a constatação de que as atividades de leitura são priorizadas na realidade investigada, pois elas acontecem diariamente em momentos exclusivos de leitura, bem como, na realização de atividades dos outros componentes. Constatamos ainda que embora ela seja priorizada, em sua maior parte não cumprem a função de uma alfabetização letrada, em que os alunos aprendem a decodificar ao mesmo passo que conseguem utilizar essa aprendizagem nas várias situações de sua vida social em que a leitura se faz presente. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Ms. Cristina Sales Cruz. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title O ensino da leitura em uma turma de alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Campina Grande-PB: que realidade temos? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta