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Estudo comparativo dos tipos textuais em língua portuguesa e na língua brasileira de sinais: libras

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dc.contributor.author Vidal, Ilânia Fernandes
dc.date.accessioned 2013-11-20T19:20:33Z
dc.date.available 2013-11-20T19:20:33Z
dc.date.issued 2013-11-20
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2426
dc.description Vidal, I. F. Estudo comparativo dos tipos textuais em língua portuguesa e na língua brasileira de sinais: libras. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Os surdos por viverem em um espaço bi-cultural, necessitam apropriar-se da escrita de língua portuguesa para que haja uma interação na sociedade formando, assim, sujeitos alfabetizados e letrados, capazes de produzir textos que haja a coerência e a coesão textual. Pensando nessa necessidade,este artigo tem como objetivo principal, mostrar como são as propostas de ensino de tipos textuais no livro “ Português: linguagens” de Língua Portuguesa voltados para ouvintes em comparação com o que é proposto para Surdos. O presente trabalho busca, também, trazer informações a respeito de como os professores devem ensinar tipos textuais para alunos surdos e dicas de atividades apropriadas para esse fim. Para isso, foi feito um estudo comparativo do ensino de tipos textuais em Língua Portuguesa e em Libras. Com relação a metodologia utilizada para obtenção dos dados da nossa pesquisa, optamos por fazer uma pesquisa bibliográfica exploratória, consultando um LDP do ensino médio e algumas fontes bibliografias que estão relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa para Surdos.A partir dos dados coletados podemos fazer um estudo comparativo entre o que é proposto em Língua Portuguesa e em Libras. A análise nos mostra que os resultados obtidos através da pesquisa nos indicou que o livro didático de português, ainda, trabalha numa perspectiva ultrapassada deixando o trabalho de leitura, interpretação e produção textual em segundo plano. Já com relação ao que é proposto para o ensino de surdos através da Libras,as propostas são mais atuais e desafiadoras para os alunos.Por fim, observamos que é de extrema importância que os professores,principalmente, de Língua Portuguesa se apropriem da Língua de Sinais – LIBRAS, para que possam trabalhar de forma adequado o ensino dos tipos textuais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Christinne Ferreira Silva Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Surdo pt_BR
dc.subject Língua Brasileira de Sinais – Libras pt_BR
dc.title Estudo comparativo dos tipos textuais em língua portuguesa e na língua brasileira de sinais: libras pt_BR
dc.type Other pt_BR


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