UEPB - Repositório Digital

Reflexões teóricas direcionadas à oralidade no processo de alfabetização e letramento.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Michêlane Lins Pereira
dc.date.accessioned 2021-09-10T02:06:59Z
dc.date.available 2021-09-10T02:06:59Z
dc.date.issued 2021-07-01
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24388
dc.description SILVA, M. M. L. P. Reflexões teóricas direcionadas à oralidade no processo de alfabetização e letramento. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A busca por uma alfabetização de qualidade tem sido um dos grandes desafios das políticas públicas educacionais brasileiras, que tentam apresentar alternativas que possibilitem a melhoria da alfabetização em nosso país. Partindo das propostas governamentais que projetam uma alfabetização numa perspectiva de letramento, essa discussão objetiva evidenciar como o trabalho com a oralidade pode ser um ponto de partida para que as crianças se apropriem da leitura e escrita na fase de alfabetização, por reconhecer que a oralidade se apresenta como elemento comum que perpassa tanto o processo de letramento quanto o processo de alfabetização e também apresenta contribuições para a melhoria da alfabetização no contexto escolar. As discussões aqui traçadas adotam uma metodologia de estudo bibliográfico que partem dos documentos oficiais do governo brasileiro no intuito de situar a alfabetização no contexto das políticas públicas educacionais com foco nas propostas governamentais direcionadas aos primeiros anos do Ensino Fundamental. Analisa as concepções de autores que apontam as correlações da alfabetização e o letramento destacando suas especificidades, podendo evidenciar que na relação oralidade-escrita se tem uma alternativa produtiva e eficaz no ensino da língua materna. Corroborando a compreensão que a oralidade torna-se uma ferramenta essencial na transição da criança do oral para o escrito, no caso de produção escrita, e do escrito para oral, quando se refere à leitura, como disposto nas análises das pesquisas realizadas em Cardoso (2000), Belintane (2011), e nos argumentos apresentados em Marcuschi (1997, 2005) e Fávero (2007), que deram respaldo para afirmar que tanto a oralidade quanto a escrita se apresentam como modalidades que se complementam para determinados fins. Nesse sentido, as contribuições se ampliam para o reconhecimento dos contextos dos quais os estudantes estão inseridos, por entender que o trabalho com a linguagem oral propicia um espaço de reafirmação identitária e prática de cidadania. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title Reflexões teóricas direcionadas à oralidade no processo de alfabetização e letramento. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta