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A partir da suspensão das atividades presenciais, no mês de março de 2020, devido a situação pandêmica ocasionada pelo novo coronavírus, os estudantes dos diversos níveis de ensino tiveram sua rotina alterada. Diante desse contexto, as TICs, que estavam em processo de inserção na realidade educacional, tendo em vista o avanço do meio técnico-científico-informacional, foram acionadas de maneira ainda mais intensa, o que provocou uma nova conjuntura educacional. Particularmente, para os alunos do campo, o ensino remoto trouxe ainda mais obstáculos, uma vez que as condições materiais dos estudantes foram postas à prova, influenciando significativamente no aprendizado, não sendo diferente para o ensino de geografia. Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo compreender as novas dinâmicas que passaram a permear o cotidiano dos estudantes do campo do ensino médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Francisca Martiniano da Rocha, Lagoa Seca-PB, durante o cenário pandêmico instalado na sociedade a partir do ano de 2020. Para atingir o objetivo determinado, foi imprescindível uma pesquisa referencial sobre a temática, realização de entrevistas e aplicação de questionários. A partir do estudo, foi possível constatar que a realidade da pandemia conseguiu piorar ainda mais a qualidade da aprendizagem por parte desses alunos, sendo a falta do acesso à internet, bem como a ausência de outras condições materiais e financeiras fatores que se tornaram barreiras determinantes no comprometimento do ano letivo de 2020. Por fim, o professor de geografia encontra-se nesse cenário diante de um campo fértil de possibilidades, na construção tanto da aproximação com a educação camponesa, quanto da importante reflexão sobre os efeitos trazidos pela pandemia sobre as populações do campo. |
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