Resumo:
O presente estudo apresenta uma proposta didática utilizando a temática química das essências para o Ensino de Química Orgânica, com a criação de um minicurso de capacitação para
os licenciandos em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Esta experiência
foi aplicada e avaliada em um minicurso com carga horária de 6 horas e dividida em momentos: Momento 1: aporte teórico sobre temas geradores, definições, exemplificação e aplicação,
e sobre a extração dos óleos essenciais pesquisa bibliográfica das plantas e dos constituintes
majoritários dos óleos extraídos; Momento 2: experimento de extração dos óleos essenciais do
capim-santo e da erva-cidreira; Momento 3: avaliação do minicurso por meio do momento de
socialização dos conhecimentos. Na busca por um aproveitamento significativo, utilizou-se da
abordagem temática “A Química das Essências” associada à metodologia do minicurso, tendo
por base estrutural no conhecimento prévio e no cotidiano dos licenciando. Os dados foram
coletados inicialmente através de um questionário inicial (on-line), que objetivou conhecer as
concepções prévias e por fim no momento de socialização do conhecimento. Os dados foram
analisados de maneira interpretativa, em uma abordagem quanti-qualitativa. Com embasa mento nos dados apresentados, foi possível identificar a evolução e amadurecimento dos conhecimentos dos licenciandos com relação a abordagem de temas geradores – e principalmente a relação destes conceitos com cotidiano – no ensino de Química Orgânica.
Descrição:
SANTOS, M. E. N. dos. A Química das essências como tema gerador para o ensino de Química Orgânica. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.