Resumo:
O ensino de química orgânica embora essencial ainda se mostra desafiador,
especialmente, na modalidade educação de Jovens e adultos (EJA) esses
obstáculos são maiores, tornando-se imprescindível a busca por novas
metodologias para atrair a atenção e o interesse dos alunos e oportunizar a
construção de uma aprendizagem significativa. Desta forma, a utilização de
tecnologias em conjunto com jogos dinâmicos e competitivos é um recurso singular
para ajudar nesse processo. Diante disto, o presente trabalho buscou realizar
atividades dinâmicas afim de introduzir as TIC’s através do desenvolvimento e
aplicação do quiz, QuizQuim que agrupa softwares de simulações, modelagem de
moléculas e reações em 2D ou 3D de forma eficiente, offline e acessível para
professores e alunos como uma alternativa de metodologia no processo de ensino aprendizagem, avaliar os resultados das práticas de ensino utilizando as tecnologias
envolvidas em relação ao modo tradicional. A atividade foi aplicada com alunos de
uma turma do último ano do ensino médio da modalidade EJA de uma escola
pública de Campina Grande-PB. O instrumento para coleta de dados foi um
questionário aplicado antes e depois da intervenção didática, para verificar os
conhecimentos adquiridos e compara-los em relação aos das aulas tradicionais, os
dados obtidos foram organizados e apresentados em forma de gráficos para melhor
analise dos resultados. Os resultados mostram uma significativa melhora na
aprendizagem de conceitos fundamentais da química orgânica como valência do
carbono, nomenclatura, propriedades químicas e físicas do carbono, funções
orgânicas e solubilidade dos compostos orgânicos, os resultados também
permitiram esclarecer aos alunos e professores o quão vantajoso é o uso de
tecnologias em sala de aula, proporcionando uma melhor experiência no processo
de transmissão do conhecimento. Apresentando-se como uma das possibilidades
para um processo de ensino aprendizagem de Química Orgânica contextualizado,
permitindo a participação ativa dos alunos, envolvendo, ainda, a interdisciplinaridade
entre a Química e a Informática.
Descrição:
LIMA, J. C. R. de. Quizquim: Uma alternativa para a integração offline das TIC’s no ensino de Química Orgânica na educação básica. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.