UEPB - Repositório Digital

Quizquim: Uma alternativa para a integração offline das TIC’s no ensino de Química Orgânica na educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Juan Clayton Reis de
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:19:51Z
dc.date.available 2021-09-30T15:19:51Z
dc.date.issued 2019-06-13
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24536
dc.description LIMA, J. C. R. de. Quizquim: Uma alternativa para a integração offline das TIC’s no ensino de Química Orgânica na educação básica. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de química orgânica embora essencial ainda se mostra desafiador, especialmente, na modalidade educação de Jovens e adultos (EJA) esses obstáculos são maiores, tornando-se imprescindível a busca por novas metodologias para atrair a atenção e o interesse dos alunos e oportunizar a construção de uma aprendizagem significativa. Desta forma, a utilização de tecnologias em conjunto com jogos dinâmicos e competitivos é um recurso singular para ajudar nesse processo. Diante disto, o presente trabalho buscou realizar atividades dinâmicas afim de introduzir as TIC’s através do desenvolvimento e aplicação do quiz, QuizQuim que agrupa softwares de simulações, modelagem de moléculas e reações em 2D ou 3D de forma eficiente, offline e acessível para professores e alunos como uma alternativa de metodologia no processo de ensino aprendizagem, avaliar os resultados das práticas de ensino utilizando as tecnologias envolvidas em relação ao modo tradicional. A atividade foi aplicada com alunos de uma turma do último ano do ensino médio da modalidade EJA de uma escola pública de Campina Grande-PB. O instrumento para coleta de dados foi um questionário aplicado antes e depois da intervenção didática, para verificar os conhecimentos adquiridos e compara-los em relação aos das aulas tradicionais, os dados obtidos foram organizados e apresentados em forma de gráficos para melhor analise dos resultados. Os resultados mostram uma significativa melhora na aprendizagem de conceitos fundamentais da química orgânica como valência do carbono, nomenclatura, propriedades químicas e físicas do carbono, funções orgânicas e solubilidade dos compostos orgânicos, os resultados também permitiram esclarecer aos alunos e professores o quão vantajoso é o uso de tecnologias em sala de aula, proporcionando uma melhor experiência no processo de transmissão do conhecimento. Apresentando-se como uma das possibilidades para um processo de ensino aprendizagem de Química Orgânica contextualizado, permitindo a participação ativa dos alunos, envolvendo, ainda, a interdisciplinaridade entre a Química e a Informática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Conceição de Menezes Torres pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.title Quizquim: Uma alternativa para a integração offline das TIC’s no ensino de Química Orgânica na educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta