Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo incentivar os docentes sobre a importância da
contextualização histórica da Química no processo ensino aprendizagem. A partir desse tema,
buscamos apresentar aos estudantes o quanto a história da Química é importante para o
aprendizado como um todo. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual, localizada na
cidade de Campina Grande-PB, com alunos do 1° ano de ensino médio. O trabalho tem uma
abordagem quantitativa e com coleta de dados através de questionários. Percebeu-se um
grande índice de erros nos questionários da Turma A em que o conteúdo não foi
contextualizado. Já na Turma B, verificaram-se resultados favoráveis e foi possível constatar
que ao realizar uma aula contextualizada, a aprendizagem dos alunos tornou-se mais
significativa. A atividade possibilitou aos alunos compreenderem melhor a Constante de
Avogadro e a sua importância na Química. Espera-se que os resultados desse trabalho
possam favorecer a reflexão dos docentes sobre a importância da contextualização nas aulas
de Química, bem como a importância da Constante de Avogadro para a história da Química.
Descrição:
CAVALCANTE, D. da S. A importância da abordagem histórica para a melhoria da aprendizagem de conceitos relacionados a Constante de Avogrado. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.