UEPB - Repositório Digital

A importância da abordagem histórica para a melhoria da aprendizagem de conceitos relacionados a Constante de Avogrado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcante, Dalânia da Silva
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:28:45Z
dc.date.available 2021-09-30T15:28:45Z
dc.date.issued 2019-06-19
dc.identifier.other CDD 540.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24581
dc.description CAVALCANTE, D. da S. A importância da abordagem histórica para a melhoria da aprendizagem de conceitos relacionados a Constante de Avogrado. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo incentivar os docentes sobre a importância da contextualização histórica da Química no processo ensino aprendizagem. A partir desse tema, buscamos apresentar aos estudantes o quanto a história da Química é importante para o aprendizado como um todo. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual, localizada na cidade de Campina Grande-PB, com alunos do 1° ano de ensino médio. O trabalho tem uma abordagem quantitativa e com coleta de dados através de questionários. Percebeu-se um grande índice de erros nos questionários da Turma A em que o conteúdo não foi contextualizado. Já na Turma B, verificaram-se resultados favoráveis e foi possível constatar que ao realizar uma aula contextualizada, a aprendizagem dos alunos tornou-se mais significativa. A atividade possibilitou aos alunos compreenderem melhor a Constante de Avogadro e a sua importância na Química. Espera-se que os resultados desse trabalho possam favorecer a reflexão dos docentes sobre a importância da contextualização nas aulas de Química, bem como a importância da Constante de Avogadro para a história da Química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Tássila Pereira Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Constante de Avogadro pt_BR
dc.subject História da Química pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title A importância da abordagem histórica para a melhoria da aprendizagem de conceitos relacionados a Constante de Avogrado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta