Resumo:
Existem várias ferramentas metodológicas sendo utilizadas no ensino de Química,
dentre elas, a experimentação se destaca no processo de ensino e aprendizagem,
uma vez que possibilita a visualização dos fenômenos e, consequentemente,
conexão da teoria com a prática. Desse modo, o trabalho objetivou avaliar a
contribuição da experimentação problematizadora na compreensão do conteúdo de
Substâncias Simples e Composta frente a alunos do nono ano do Ensino
Fundamental de uma instituição privada de Campina Grande. A metodologia
desenvolvida usada neste trabalho trata-se de uma análise qualitativa. Os sujeitos
da pesquisa foram 32 alunos, matriculados no nono ano do ensino fundamental e os
instrumentos de coleta de dados foram três questionários, contendo questões
objetivas e subjetivas e na intervenção pedagógica foi utilizado o experimento
intitulado como “Comportamento da clorofila sob a ação da luz negra”. A análise dos
dados foi feitas com base na a escala de Likert e na estatística descritiva. Os
resultados mostraram que o uso da temática extração de clorofila auxiliada pela
experimentação problematizadora se mostrou satisfatório no processo de construção
do conhecimento de substâncias simples e composta. Com base nestes, é possível
considerar que a proposta de ensino favoreceu a aprendizagem dos sujeitos
participantes da pesquisa, bem como contribuiu com o processo de mediação do
ensino desses conceitos, favorecendo a dinamização da sala de aula e contribuindo
de forma positiva com a relação aluno – aluno e professor aluno.
Descrição:
ALMEIDA, E. E. O. S. de. O uso da experimentação problematizadora no ensino de substâncias químicas. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.