UEPB - Repositório Digital

O uso da experimentação problematizadora no ensino de substâncias químicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Eliza Edneide Oliveira Souza de
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:37:45Z
dc.date.available 2021-09-30T15:37:45Z
dc.date.issued 2019-12-05
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24611
dc.description ALMEIDA, E. E. O. S. de. O uso da experimentação problematizadora no ensino de substâncias químicas. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Existem várias ferramentas metodológicas sendo utilizadas no ensino de Química, dentre elas, a experimentação se destaca no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que possibilita a visualização dos fenômenos e, consequentemente, conexão da teoria com a prática. Desse modo, o trabalho objetivou avaliar a contribuição da experimentação problematizadora na compreensão do conteúdo de Substâncias Simples e Composta frente a alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma instituição privada de Campina Grande. A metodologia desenvolvida usada neste trabalho trata-se de uma análise qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 32 alunos, matriculados no nono ano do ensino fundamental e os instrumentos de coleta de dados foram três questionários, contendo questões objetivas e subjetivas e na intervenção pedagógica foi utilizado o experimento intitulado como “Comportamento da clorofila sob a ação da luz negra”. A análise dos dados foi feitas com base na a escala de Likert e na estatística descritiva. Os resultados mostraram que o uso da temática extração de clorofila auxiliada pela experimentação problematizadora se mostrou satisfatório no processo de construção do conhecimento de substâncias simples e composta. Com base nestes, é possível considerar que a proposta de ensino favoreceu a aprendizagem dos sujeitos participantes da pesquisa, bem como contribuiu com o processo de mediação do ensino desses conceitos, favorecendo a dinamização da sala de aula e contribuindo de forma positiva com a relação aluno – aluno e professor aluno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vandeci Dias dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Substâncias químicas pt_BR
dc.title O uso da experimentação problematizadora no ensino de substâncias químicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta