Resumo:
O ensino-aprendizagem dos conteúdos de química é um desafio para a
maioria dos estudantes do ensino médio, devido ao nível de complexidade de
muitos conteúdos, a compreensão efetiva dos mesmos torna-se mais difícil. E
quando nos referimos a alunos com deficiência intelectual (DI), as dificuldade
no ensino-aprendizagem dos conhecimentos de química toma uma proporção
ainda maior, uma vez que alunos com DI apresentam limitações cognitivas que
os impedem de aprender com a mesma rapidez que os demais estudantes
conteúdos de cunho mais abstrato, como é o caso dos de química. Por isso é
importante que o professor de química do ensino regular desenvolva
metodologias alternativas e recursos didáticos-pedagógicos que alcancem esse
grupo de alunos especiais e garanta que eles tenham uma aprendizagem
semelhante ao dos demais alunos, que não possuem nenhuma necessidade
educacional especial (NEE). Nesse contexto a presente pesquisa tem como
objetivo confeccionar um recurso alternativo de comunicação (prancha
temática) para auxiliar o professor de química no ensino do conteúdo de tabela
periódica à alunos com DI. A prancha temática é recurso didático-pedagógico
promissor que através de sucessões de figuras cria um conjunto de pistas
mentais que contribui para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com
DI. A confecção da prancha temática se deu por meio do software Picto4me
que foi utilizado na escolha e disposição das figuras de maneira lógica e
compreensível para o aluno. Dentro da prancha temática trabalhou-se vários
tópicos referentes ao conteúdo de tabela periódica (organização e classificação
periódica dos elementos químicos, camadas eletrônicas, nomenclatura das
famílias, configuração eletrônica, níveis energéticos, orbitais eletrônicos e as
propriedades periódicas- raio atômico, energia de ionização e afinidade
eletrônica) na sequência cronológica adotada pelos livros didáticos de química.
A prancha temática foi aplicada a um aluno com deficiência intelectual que
cursa no ensino regular o 1° ano do ensino médio. Por meio de um
exercício/questionário, aplicado antes e depois da utilização da prancha
temática como ferramenta de ensino, avaliou-se o efeito do emprego da mesma na aprendizagem do conteúdo pelo o aluno com DI. Como resultado
verificou-se um aumento no índice de acerto das questões dispostas no
exercício de 59% para 88%, demonstrado que o uso do recurso didático é uma
ferramenta útil no ensino de química a alunos com DI. A prancha temática,
objeto de estudo desta pesquisa, também foi apresentada a um grupo de
discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da
Paraíba para avaliar a percepção desses futuros professores quanto a
utilização do recurso didático proposto no ensino de química. Todos os
discentes relataram ser viável a utilização da prancha temática como recurso
didático no ensino de tabela periódica não só a alunos DI mas também alunos
com outras NEE.
Descrição:
MUNIZ, C. E. de S. Prancha temática como auxílio para o ensino da Tabela Periódica. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.