UEPB - Repositório Digital

Funções orgânicas: Uma proposta lúdica como recurso pedagógico no ensino de Química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cordeiro, Bráulio Pereira
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:38:19Z
dc.date.available 2021-09-30T15:38:19Z
dc.date.issued 2019-07-01
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24618
dc.description CORDEIRO, B. P. Funções orgânicas: Uma proposta lúdica como recurso pedagógico no ensino de Química. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo é uma pesquisa de caráter qualitativo que tem por objetivo investigar a experiência da inserção do jogo didático de dominó com as funções orgânicas como uma proposta metodológica lúdica no processo de aprendizagem, de modo a trabalhar o conteúdo de funções orgânicas em uma turma do ensino médio, 3°ano, composta de 20 alunos, os quais foram divididos em cinco grupos, contendo quatro alunos por grupo. A elaboração deste trabalho foi desenvolvida seguido de algumas etapas que englobaram a aplicação de aulas, questionário acerca deste modelo proposto aplicado na pesquisa, a aplicação do jogo didático de dominó com as funções orgânicas desenvolvido com materiais alternativos que correlacionam os compostos orgânicos e suas respectivas identificações, este, joga-se da mesma forma que um dominó comum bastante popular em nosso cotidiano. Além de contar também com redação de texto dissertativo. Estas etapas tem o intuito de avaliar a eficácia de tais métodos na construção do conhecimento químico, visando facilitar a aprendizagem do aluno. Com base nos resultados obtidos pôde-se constatar que o uso de jogos didáticos para a área de Ensino de Química é relevante, visto que apresentou resultados satisfatórios, além de contribuir de forma significativa na aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas de forma prazerosa e eficiente, como também englobou aspectos importantes para a formação científica e cidadã dos educandos, propiciando assim uma rica interação entre os participantes. Dessa forma, os alunos obtiveram uma compreensão mais clara e elaborada sobre a temática, assim como, dos conhecimentos específicos da disciplina de Química. Logo, esta proposta seguiu os critérios de classificação avaliado por Bloom (1993) que teve como parâmetros avaliativos a avaliação diagnóstica, formativa e somativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rochane Villarim de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Compostos orgânicos pt_BR
dc.title Funções orgânicas: Uma proposta lúdica como recurso pedagógico no ensino de Química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta