Resumo:
O presente estudo é uma pesquisa de caráter qualitativo que tem por objetivo investigar a
experiência da inserção do jogo didático de dominó com as funções orgânicas como uma
proposta metodológica lúdica no processo de aprendizagem, de modo a trabalhar o conteúdo
de funções orgânicas em uma turma do ensino médio, 3°ano, composta de 20 alunos, os quais
foram divididos em cinco grupos, contendo quatro alunos por grupo. A elaboração deste
trabalho foi desenvolvida seguido de algumas etapas que englobaram a aplicação de aulas,
questionário acerca deste modelo proposto aplicado na pesquisa, a aplicação do jogo didático
de dominó com as funções orgânicas desenvolvido com materiais alternativos que
correlacionam os compostos orgânicos e suas respectivas identificações, este, joga-se da
mesma forma que um dominó comum bastante popular em nosso cotidiano. Além de contar
também com redação de texto dissertativo. Estas etapas tem o intuito de avaliar a eficácia de
tais métodos na construção do conhecimento químico, visando facilitar a aprendizagem do
aluno. Com base nos resultados obtidos pôde-se constatar que o uso de jogos didáticos para a
área de Ensino de Química é relevante, visto que apresentou resultados satisfatórios, além de
contribuir de forma significativa na aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas de forma
prazerosa e eficiente, como também englobou aspectos importantes para a formação científica
e cidadã dos educandos, propiciando assim uma rica interação entre os participantes. Dessa
forma, os alunos obtiveram uma compreensão mais clara e elaborada sobre a temática, assim
como, dos conhecimentos específicos da disciplina de Química. Logo, esta proposta seguiu os
critérios de classificação avaliado por Bloom (1993) que teve como parâmetros avaliativos a
avaliação diagnóstica, formativa e somativa.
Descrição:
CORDEIRO, B. P. Funções orgânicas: Uma proposta lúdica como recurso pedagógico no ensino de Química. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.