UEPB - Repositório Digital

A contagem de bananas na resolução de problemas de proporcionalidade: Analisando as dificuldades dos alunos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Wégida Gomes da Silva
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:41:16Z
dc.date.available 2021-09-30T15:41:16Z
dc.date.issued 2019-07-04
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24625
dc.description SANTOS, W. G. da S. A contagem de bananas na resolução de problemas de proporcionalidade: Analisando as dificuldades dos alunos. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como o objetivo identificar e analisar as dificuldades que os alunos do 9°ano (regular) do ensino fundamental apresentam diante de uma atividade de resolução de problemas envolvendo formas de contagem e proporcionalidade. Para a realização da pesquisa, aplicamos um questionário para os alunos, além de três atividades com problemas matemáticos para uma turma do 9°ano numa escola pública, localizada na cidade de Areia PB. A metodologia utilizada foi composta por dois momentos: primeiramente, a aplicação de dois questionários, um com o professor e outro para os alunos; o segundo momento foi proposto três atividades de resolução de problemas com conteúdos de pouca dificuldade para serem resolvidas, além de formas de contagens de bananas e regra de três, e problemas de raciocínio lógico. Os resultados apontam que os alunos têm a percepção de como se resolve cada problema, e que buscam estratégias diferentes para serem resolvidas, mas que apresentam dificuldades nas operações básicas. Buscar novas maneiras para se trabalhar com resolução de problemas, usar a criatividade, inovar no ensino pode ser uma alternativa de uma melhor aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Maria de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Proporcionalidade pt_BR
dc.subject Contagem numérica pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.title A contagem de bananas na resolução de problemas de proporcionalidade: Analisando as dificuldades dos alunos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta