UEPB - Repositório Digital

Dificuldades pedagógicas: Uma problemática no processo de ensino e aprendizagem no campo da Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Martiele Melo da
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:41:39Z
dc.date.available 2021-09-30T15:41:39Z
dc.date.issued 2019-06-04
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24630
dc.description SILVA, M. M. da. Dificuldades pedagógicas: Uma problemática no processo de ensino e aprendizagem no campo da Matemática. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Ensinar matemática não é uma atividade fácil, tampouco aprendê-la. Provavelmente, uma das maiores dificuldades que um aluno enfrenta para aprender esta disciplina esteja relacionada à prática pedagógica, isto é, ao ensino tradicional que acaba impondo barreiras cognitivas, causando fobia ao aprendizado da matemática. Daí, buscando-se promover reflexões sobre o processo educativo no contexto escolar, foi priorizado como fundamento de investigação: “Quais as causas das dificuldades no Ensino da Matemática que acabam por atrapalhar a aprendizagem dos alunos”? Este artigo retrata uma pesquisa realizada com professores de matemática da E.E.E.F.M. Deputado Carlos Pessoa Filho, na cidade de Aroeiras-PB, com a finalidade de diagnosticar as principais dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem, suas causas e propostas de motivação. Nesse sentido, apresentou-se como objetivo geral, analisar as dificuldades dos professores para manter os alunos motivados nas aulas de matemática e, como objetivos específicos verificar se os professores trabalham em sala de aula de modo a desenvolver nos alunos o gosto pela matemática; constatar se a metodologia dos professores estão voltadas para a realidade dos alunos e, propor soluções para resolver as dificuldades dos professores manter os alunos motivados nas aulas de matemática. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, do tipo de campo. Utilizou-se como sujeitos da pesquisa cinco professores de matemática. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário elaborado com seis perguntas subjetivas, as quais nortearam as seções de análise. Como resultado da pesquisa pode-se inferir que há uma dificuldade em relação à linguagem usual dos alunos e a linguagem matemática, o que dificulta a interpretação dos textos matemáticos e a proposição de questionamentos. Ademais, os professores também consideram a relevância de suas participações em formação de professores, através de cursos, seminários e congressos o que seria produtivo para atualização de seus conhecimentos e maior eficiência e/ou motivação no trabalho docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pedro Lúcio Barboza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Linguagem matemática pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title Dificuldades pedagógicas: Uma problemática no processo de ensino e aprendizagem no campo da Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta