UEPB - Repositório Digital

Relato de experiência: Ressignificando saberes a partir de uma abordagem ativa para o ensino de funções oxigenadas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Félix, Maria Elizabeth de Oliveira
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:45:11Z
dc.date.available 2021-09-30T15:45:11Z
dc.date.issued 2019-11-28
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24654
dc.description FÉLIX, M. E. de O. Relato de experiência: Ressignificando saberes a partir de uma abordagem ativa para o ensino de funções oxigenadas. 2019. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O ensino vem se modificando cada vez mais a partir dos documentos oficiais que regem a educação brasileira, nos quais é perceptível a tentativa de aproximar a realidade e o cotidiano dos discentes ao âmbito escolar. Nessa perspectiva, o professor passa a ser um mediador no processo de ensino aprendizagem, sendo sua responsabilidade construir nos alunos um pensamento crítico, cidadão e, consequentemente, oferecer subsídios para que futuramente eles possam utilizar esse conhecimento em seu benefício. Para tanto, diversas abordagens estão sendo elaboradas pensando em colaborar com o avanço do processo de ensino e aprendizagem, entre elas destaca-se o enfoque CTSA, os temas geradores e as metodologias ativas, as quais possuem uma gama de possibilidade e, neste trabalho focamos no uso de três, sendo elas, o JigSaw (Quebra Cabeças), os mapas conceituais e a gamificação. Embasado nessas discussões, a pesquisa visa conduzir, de forma diferenciada e colaborativa, aulas sobre o conteúdo de funções oxigenadas, utilizando as metodologias ativas citadas anteriormente, a partir do tema gerador plantas medicinais. A presente pesquisa foi realizada em uma escola estadual na cidade de Alagoa Grande – PB, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, na qual a maior parte dos alunos estão inseridos em um contexto rural, justificando a escolha do tema. Inserida em um enfoque qualitativo, a pesquisa delineia-se a partir de procedimentos da pesquisa-ação, com a utilização de questionários e observação participante. De maneira geral, o trabalho obteve bons resultados frente aos aspectos as quais abordava, científico, social e ambiental e frente as novas metodologias utilizadas, destas, houve maior apreço pela gamificação, o que pode ser justificado pela dinamização a qual essa metodologia propõe. Assim, é perceptível o quanto a contextualização, dentro do universo dos alunos, e a aplicação de metodologias colaborativas podem contribuir para a construção de um conhecimento mais dinâmico e problematizador. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Bruna Tayane da Silva Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Química orgânica pt_BR
dc.subject Enfoque CTSA pt_BR
dc.title Relato de experiência: Ressignificando saberes a partir de uma abordagem ativa para o ensino de funções oxigenadas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta