Resumo:
O ensino vem se modificando cada vez mais a partir dos documentos oficiais que
regem a educação brasileira, nos quais é perceptível a tentativa de aproximar a
realidade e o cotidiano dos discentes ao âmbito escolar. Nessa perspectiva, o
professor passa a ser um mediador no processo de ensino aprendizagem, sendo
sua responsabilidade construir nos alunos um pensamento crítico, cidadão e,
consequentemente, oferecer subsídios para que futuramente eles possam utilizar
esse conhecimento em seu benefício. Para tanto, diversas abordagens estão sendo
elaboradas pensando em colaborar com o avanço do processo de ensino e
aprendizagem, entre elas destaca-se o enfoque CTSA, os temas geradores e as
metodologias ativas, as quais possuem uma gama de possibilidade e, neste trabalho
focamos no uso de três, sendo elas, o JigSaw (Quebra Cabeças), os mapas
conceituais e a gamificação. Embasado nessas discussões, a pesquisa visa
conduzir, de forma diferenciada e colaborativa, aulas sobre o conteúdo de funções
oxigenadas, utilizando as metodologias ativas citadas anteriormente, a partir do tema
gerador plantas medicinais. A presente pesquisa foi realizada em uma escola
estadual na cidade de Alagoa Grande – PB, em uma turma de 3º ano do Ensino
Médio, na qual a maior parte dos alunos estão inseridos em um contexto rural,
justificando a escolha do tema. Inserida em um enfoque qualitativo, a pesquisa
delineia-se a partir de procedimentos da pesquisa-ação, com a utilização de
questionários e observação participante. De maneira geral, o trabalho obteve bons
resultados frente aos aspectos as quais abordava, científico, social e ambiental e
frente as novas metodologias utilizadas, destas, houve maior apreço pela
gamificação, o que pode ser justificado pela dinamização a qual essa metodologia
propõe. Assim, é perceptível o quanto a contextualização, dentro do universo dos
alunos, e a aplicação de metodologias colaborativas podem contribuir para a
construção de um conhecimento mais dinâmico e problematizador.
Descrição:
FÉLIX, M. E. de O. Relato de experiência: Ressignificando saberes a partir de uma abordagem ativa para o ensino de funções oxigenadas. 2019. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.