Resumo:
Nos dias atuais o ensino de química vem buscando abordar conteúdos que tenha uma
perspectiva focada em temas geradores que estão voltados para o cotidiano dos alunos e
tenham uma abordagem que permita ao aluno desenvolver um pensamento crítico a respeito
de fatores socioeconômico e cultural que estão a sua volta. Neste sentido o objetivo da
pesquisa foi elaborar e aplicar uma proposta didática para abordar os conceitos de reação de
saponificação através da produção de sabão a partir de óleo reciclado e o tema gerador foi
“descarte consciente de óleo vegetal”. A proposta didática teve um enfoque CTSA, visto que
buscou-se abordar um tema voltado para poluição do meio ambiente provocado pelo descarte
inadequado de óleo vegetal de frituras. A pesquisa realizada foi um estudo de caso feito em
uma Escola Pública estadual do município de Campina Grande – PB. O público alvo foram
vinte e cinco estudantes, pertencentes ao ciclo VI da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A
proposta didática foi dividida em etapas, que consistiu na avaliação do perfil da turma,
problematização inicial, organização do conhecimento e experimentação. O instrumento de
coleta de dados foram três questionários, para avaliar o perfil da turma, uma sondagem a
respeito dos conhecimentos prévios dos alunos e verificação da proposta didática aplicada. Os
resultados obtidos foram organizados e apresentados em forma de gráficos, e discutidos com
base no referencial teórico. No início da proposta didática, os alunos se mostraram com pouco
conhecimento acerca do conteúdo a ser abordado, porém no final das etapas e após a
experimentação, foi possível obter bons resultados. Esses resultados se mostraram satisfatório
visto que a proposta didática apresentada foi adequada ao perfil da turma.
Descrição:
SALVADOR, E. da S. Uma proposta didática para ensinar os conceitos de reação de saponificação na EJA. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.