UEPB - Repositório Digital

Uma proposta didática para ensinar os conceitos de reação de saponificação na EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Salvador, Elane da Silva
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:45:18Z
dc.date.available 2021-09-30T15:45:18Z
dc.date.issued 2019-06-12
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24657
dc.description SALVADOR, E. da S. Uma proposta didática para ensinar os conceitos de reação de saponificação na EJA. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Nos dias atuais o ensino de química vem buscando abordar conteúdos que tenha uma perspectiva focada em temas geradores que estão voltados para o cotidiano dos alunos e tenham uma abordagem que permita ao aluno desenvolver um pensamento crítico a respeito de fatores socioeconômico e cultural que estão a sua volta. Neste sentido o objetivo da pesquisa foi elaborar e aplicar uma proposta didática para abordar os conceitos de reação de saponificação através da produção de sabão a partir de óleo reciclado e o tema gerador foi “descarte consciente de óleo vegetal”. A proposta didática teve um enfoque CTSA, visto que buscou-se abordar um tema voltado para poluição do meio ambiente provocado pelo descarte inadequado de óleo vegetal de frituras. A pesquisa realizada foi um estudo de caso feito em uma Escola Pública estadual do município de Campina Grande – PB. O público alvo foram vinte e cinco estudantes, pertencentes ao ciclo VI da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta didática foi dividida em etapas, que consistiu na avaliação do perfil da turma, problematização inicial, organização do conhecimento e experimentação. O instrumento de coleta de dados foram três questionários, para avaliar o perfil da turma, uma sondagem a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos e verificação da proposta didática aplicada. Os resultados obtidos foram organizados e apresentados em forma de gráficos, e discutidos com base no referencial teórico. No início da proposta didática, os alunos se mostraram com pouco conhecimento acerca do conteúdo a ser abordado, porém no final das etapas e após a experimentação, foi possível obter bons resultados. Esses resultados se mostraram satisfatório visto que a proposta didática apresentada foi adequada ao perfil da turma. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Conceição de Menezes Torres pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Saponificação pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.title Uma proposta didática para ensinar os conceitos de reação de saponificação na EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta