Resumo:
A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma oportunidade disponível a população,
que não teve acesso à escola na idade convencional, de concluírem o Ensino
Básico. Essa modalidade de ensino apresenta desafios na formação de um currículo
mais apropriado aos alunos, bem como necessidades de fomentar um processo de
ensino e aprendizagem mais eficaz. O uso de metodologias alternativas, como aulas
experimentais e jogos didáticos, no ensino de Química são estratégias eficientes
para a criação de problemas reais que permitem a contextualização, além de
possibilitar ao aluno pensar sobre o mundo de forma científica, ampliando seu
aprendizado e estimulando habilidades, como a observação, a obtenção e a
organização de dados. Neste sentindo, o presente trabalho teve como objetivo
analisar a percepção dos estudantes, da 1ª série do Ensino Médio na modalidade
EJA, em relação ao uso da experimentação no ensino de Química, através de
atividades práticas. Para a obtenção dos dados que compuseram a proposta deste
trabalho, foram desenvolvidas atividades experimentais alternativas, jogos e
aplicados dois questionários com vinte alunos da 1ª série do ensino médio de uma
escola de rede pública estadual do município de Juripiranga-PB. As práticas
realizadas chamaram a atenção dos alunos por serem de fácil entendimento e
diferente das aulas tradicionais. Além disso, observou-se que os alunos gostariam de
ter mais contato com atividades experimentais, pois segundo eles, os experimentos
esclarecem muitas dúvidas pendentes nas teorias e desperta o interesse pela
disciplina. Foi possível constatar que os estudantes realmente veem a
experimentação nas aulas de química como algo importante e fundamental para a
melhoria do ensino.
Descrição:
PONTES, M. J. da S. Separação de misturas: Uma proposta de ensino contextualizada para alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.