UEPB - Repositório Digital

Separação de misturas: Uma proposta de ensino contextualizada para alunos da Educação de Jovens e Adultos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pontes, Maria José da Silva
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:45:23Z
dc.date.available 2021-09-30T15:45:23Z
dc.date.issued 2019-06-26
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24659
dc.description PONTES, M. J. da S. Separação de misturas: Uma proposta de ensino contextualizada para alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma oportunidade disponível a população, que não teve acesso à escola na idade convencional, de concluírem o Ensino Básico. Essa modalidade de ensino apresenta desafios na formação de um currículo mais apropriado aos alunos, bem como necessidades de fomentar um processo de ensino e aprendizagem mais eficaz. O uso de metodologias alternativas, como aulas experimentais e jogos didáticos, no ensino de Química são estratégias eficientes para a criação de problemas reais que permitem a contextualização, além de possibilitar ao aluno pensar sobre o mundo de forma científica, ampliando seu aprendizado e estimulando habilidades, como a observação, a obtenção e a organização de dados. Neste sentindo, o presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes, da 1ª série do Ensino Médio na modalidade EJA, em relação ao uso da experimentação no ensino de Química, através de atividades práticas. Para a obtenção dos dados que compuseram a proposta deste trabalho, foram desenvolvidas atividades experimentais alternativas, jogos e aplicados dois questionários com vinte alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola de rede pública estadual do município de Juripiranga-PB. As práticas realizadas chamaram a atenção dos alunos por serem de fácil entendimento e diferente das aulas tradicionais. Além disso, observou-se que os alunos gostariam de ter mais contato com atividades experimentais, pois segundo eles, os experimentos esclarecem muitas dúvidas pendentes nas teorias e desperta o interesse pela disciplina. Foi possível constatar que os estudantes realmente veem a experimentação nas aulas de química como algo importante e fundamental para a melhoria do ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Bruna Tayane da Silva Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Experimentação alternativa pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Separação de misturas: Uma proposta de ensino contextualizada para alunos da Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta