Resumo:
No mundo atual a sociedade encontra-se cada vez mais informatizada e globalizada, e se
tornou evidente a necessidade de um maior envolvimento quando nos referimos as
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDC’s), é notório o crescimento das
TIDC’s como recursos didáticos nos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, a
presente pesquisa teve como intencionalidade avaliar uma proposta de ensino com a inserção
da TIC vídeo e do Software Marvin sketch no processo didático, para tanto, foi escolhido
conteúdos de funções orgânicas oxigenadas para planejar, aplicar e avaliar o processo de
compreensão dos conceitos científicos trabalhados nas atividades didáticas da proposta de
ensino. Participaram da pesquisa 20 estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola
pública do Município de Campina Grande-PB. A investigação se caracteriza como uma
pesquisa de natureza qualitativa, onde forma utilizados instrumentos de coleta de dados como
questionários contendo questões de múltipla escolha e abertas. Os dados coletados foram
representados em gráficos, categorizados em tabelas e interpretados á luz do referencial
teórico da área. Os resultados apontaram que a proposta didática contribuiu com a
aprendizagem significativa dos participantes da pesquisa, portanto, a metodologia de ensino
aliada ao uso de várias estratégias auxiliado pela TIC vídeo e o Software Marvin Sketch, foi
bem aceita pelos alunos, o que favoreceu o interesse pelo estudo da química.
Descrição:
ALMEIDA, H. R. de. Hipermídias e software Marvin Sketch como recursos auxiliares nas aulas de funções oxigenadas em educação básica. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.