UEPB - Repositório Digital

Hipermídias e software Marvin Sketch como recursos auxiliares nas aulas de funções oxigenadas em educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Hadassa Rodrigues de
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:45:28Z
dc.date.available 2021-09-30T15:45:28Z
dc.date.issued 2019-06-26
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24661
dc.description ALMEIDA, H. R. de. Hipermídias e software Marvin Sketch como recursos auxiliares nas aulas de funções oxigenadas em educação básica. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract No mundo atual a sociedade encontra-se cada vez mais informatizada e globalizada, e se tornou evidente a necessidade de um maior envolvimento quando nos referimos as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDC’s), é notório o crescimento das TIDC’s como recursos didáticos nos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, a presente pesquisa teve como intencionalidade avaliar uma proposta de ensino com a inserção da TIC vídeo e do Software Marvin sketch no processo didático, para tanto, foi escolhido conteúdos de funções orgânicas oxigenadas para planejar, aplicar e avaliar o processo de compreensão dos conceitos científicos trabalhados nas atividades didáticas da proposta de ensino. Participaram da pesquisa 20 estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. A investigação se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa, onde forma utilizados instrumentos de coleta de dados como questionários contendo questões de múltipla escolha e abertas. Os dados coletados foram representados em gráficos, categorizados em tabelas e interpretados á luz do referencial teórico da área. Os resultados apontaram que a proposta didática contribuiu com a aprendizagem significativa dos participantes da pesquisa, portanto, a metodologia de ensino aliada ao uso de várias estratégias auxiliado pela TIC vídeo e o Software Marvin Sketch, foi bem aceita pelos alunos, o que favoreceu o interesse pelo estudo da química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.subject Funções oxigenadas pt_BR
dc.title Hipermídias e software Marvin Sketch como recursos auxiliares nas aulas de funções oxigenadas em educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta