Resumo:
O tempo é uma grandeza física amplamente utilizada pelo ser humano desde a antiguidade até
os dias de hoje. No cotidiano, ele está presente em nossas vidas de tal forma que se tornou
parte da nossa identidade ao nos proporcionar a idade. Apesar de ser corriqueiramente
utilizado no campo científico, colocando muitos dos estudos desenvolvidos pela ciência em
dependência dele, seu conceito é pouco explorado dentro do ensino básico. Ao fazer um
levantamento em alguns livros didáticos sobre a abordagem do tempo, percebemos uma
carência recorrente. Então, num quadro de análise de cinco livros de autores e editoras
diferentes, foram expostas as limitações desses materiais didáticos. Por tais motivos,
apresentamos uma proposta didática que possa agregar ao livro didático uma contribuição
positiva. Ela é fundamentada em seis tópicos temáticos que partem da conceitualização
quantitativa, permeando a construção absoluta de tempo, até o relativismo introduzido pela
física moderna, e destacando o entendimento de entropia para elucidação de fenômenos
irreversíveis e sua relação com a flecha do tempo. Essa grandeza está tão conectada a nossa
vida que influencia diretamente o caráter construtivista e intelectual do ser humano, de tal
forma que um estudo direcionado a esse tema pode proporcionar uma aprendizagem
verdadeiramente significativa.
Descrição:
ROCHA, A. H. C. da. Proposta didática para o ensino de Física: Um estudo sobre o tempo. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.